sexta-feira, 5 de março de 2010

Na­tu­re­za po­de be­ne­fi­ciar tu­ris­mo em Or­ti­guei­ra

Um lu­gar cer­ca­do por be­le­zas na­tu­rais, co­mo ca­choei­ras e ca­ver­nas pron­tas pa­ra se­rem ex­plo­ra­das, ­além de co­mi­das e fes­tas tí­pi­cas são al­guns dos atra­ti­vos ofe­re­ci­dos pe­la ci­da­de de Or­ti­guei­ra (Nor­te). Com pou­co ­mais de 24 mil ha­bi­tan­tes, mas uma ex­ten­são que é a ter­cei­ra ­maior do Es­ta­do (2.451 me­tros qua­dra­dos), o mu­ni­cí­pio mos­tra gran­de po­ten­cial em de­sen­vol­ver o tu­ris­mo.

É o que apon­ta o ‘‘In­ven­tá­rio dos atra­ti­vos na­tu­rais de ­Ortigueira’’, ela­bo­ra­do por pro­fes­so­res da Uni­ver­si­da­de Es­ta­dual de Lon­dri­na (UEL). ‘‘Nós for­ne­ce­mos al­gu­mas in­for­ma­ções bá­si­cas pa­ra que a pre­fei­tu­ra e os em­pre­sá­rios lo­cais pos­sam de­sen­vol­ver ati­vi­da­des ­turísticas’’, ex­pli­ca o geó­gra­fo Wla­de­mir Ce­sar Fus­cal­do, um dos coor­de­na­do­res do pro­je­to. ‘‘É um lo­cal do pon­to de vis­ta na­tu­ral ex­tre­ma­men­te ­interessante’’, des­ta­ca o geó­lo­go An­ge­lo Spo­la­do­re, que tam­bém faz par­te da equi­pe coor­de­na­do­ra.

Os res­pon­sá­veis pe­lo in­ven­tá­rio ana­li­sam a me­lhor ma­nei­ra de ex­plo­rar as con­di­ções da re­gião. ‘‘A gen­te pro­cu­ra ver a in­fraes­tru­tu­ra do mu­ni­cí­pio, os ­meios de hos­pe­da­gem exis­ten­tes, as con­di­ções das es­tra­das, e for­ne­ce ao mu­ni­cí­pio es­ses ­dados’’, re­la­ta Fus­cal­do.

Com dez ca­ver­nas, sen­do ­seis já ma­pea­das pe­los pro­fes­so­res, cin­co mi­ran­tes na­tu­rais e 17 ca­choei­ras, a re­gião ga­nha ­ares con­vi­da­ti­vos, prin­ci­pal­men­te pa­ra pes­soas de es­pí­ri­to aven­tu­rei­ro. O pre­fei­to de Or­ti­guei­ra, Ge­ral­do Ma­ge­la do Nas­ci­men­to, re­co­nhe­ce a im­por­tân­cia do pro­je­to. ‘‘Te­mos pon­tos tu­rís­ti­cos e o in­ven­tá­rio pos­si­bi­li­ta que che­gue­mos até ­eles’’, co­men­ta.

Pro­je­to se­me­lhan­te foi rea­li­za­do em ou­tras ci­da­des, mas um da­do que cha­mou a aten­ção dos pro­fes­so­res é que a ini­cia­ti­va pe­lo in­ven­tá­rio em Or­ti­guei­ra par­tiu da co­mu­ni­da­de. ‘‘Uma pro­fes­so­ra nos pro­cu­rou por­que os alu­nos iam a uma ca­ver­na e ela es­ta­va preo­cu­pa­da com os ­riscos’’, lem­bra Spo­la­do­re. As bus­cas por in­for­ma­ções tam­bém de­pen­de­ram da par­ti­ci­pa­ção dos mo­ra­do­res tan­to na ­área ur­ba­na quan­to na ru­ral. ‘‘A gen­te sem­pre con­ta com a aju­da da po­pu­la­ção, ­eles são nos­sos in­for­man­tes ­privilegiados’’, co­men­ta Fus­cal­do.

Além de po­der con­tri­buir eco­no­mi­ca­men­te pa­ra a ci­da­de, o le­van­ta­men­to pos­si­bi­li­tou aos coor­de­na­do­res des­co­brir lo­cais com be­le­za e re­le­vân­cia his­tó­ri­ca des­co­nhe­ci­das até mes­mo pe­los mo­ra­do­res ­mais an­ti­gos. ‘‘Per­to do Ri­bei­rão Ro­sá­rio acha­mos pos­sí­veis ruí­nas de uma mis­são ­jesuíta’’, diz Spo­la­do­re. Do pro­je­to tam­bém par­ti­ci­pa a pro­fes­so­ra Ma­ria Del Car­men Cal­ven­te.

Os coor­de­na­do­res do pro­je­to con­tri­buem pa­ra que as pes­soas pes­soas pos­sam co­nhe­cer ­mais do lu­gar on­de vi­vem. ‘‘Nós man­te­mos a po­pu­la­ção in­for­ma­da so­bre o que es­tá acon­te­cen­do em Or­ti­guei­ra, com pa­le­tras em es­co­las e par­ti­ci­pa­ção em even­tos da ­cidade’’, con­ta Spo­la­do­re. O in­ven­tá­rio faz par­te do pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Sem Fron­tei­ras, do Es­ta­do.

Vi­ní­cius Fon­se­ca
Re­por­ta­gem Lo­cal


Fonte: http://www.bonde.com.br/folha/folha.php?id_folha=2-1--343-20100303

Nenhum comentário:

Postar um comentário