sábado, 6 de março de 2010

Parcerias Fortalecem o Programa Mata Ciliar

O Programa Mata Ciliar é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA e é executado em parceria com os Municípios, Secretarias de Estado da Agricultura e do Planejamento e com forte inserção da iniciativa privada. O desenvolvimento do Programa Mata Ciliar tem uma proposta de transversalidade com ações transpassando diversos órgãos de governo e a iniciativa privada. O trabalho no campo é desenvolvido principalmente com os agricultores, e é realizado por mais de 500 técnicos que atuam em mais de 300 entidades conveniadas, nos escritórios do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e no Instituto Ambiental do Paraná - IAP. Os agricultores recebem orientação sobre as técnicas de plantio, espécies nativas indicadas para cada região, formas de isolamento da área no entorno dos rios e construção de cercas para evitar a entrada de animais.

“O Programa Mata Ciliar é o resultado de um trabalho pensado, construído e realizado em parceria. O governo tem plena consciência da importância da participação de cada agricultor, cada cooperativa, cada município e cada instituição. A participação da população é a única garantia de que as árvores plantadas cresçam e, com elas, a consciência das pessoas”, afirmou a Chefe Regional da SEMA de Londrina, Ângela Carvalho.

O corpo técnico envolvido faz o esclarecimento dos pequenos produtores rurais sobre a necessidade de recuperar a mata ciliar para o aumento da sustentabilidade da produção. Os agricultores, por intermédio das entidades parceiras.

Para os técnicos do IAP cabe gerenciar regionalmente o cumprimento das ações e metas estabelecidas em convênio com os mais de 300 parceiros oficiais do Programa, estabelecer as áreas prioritárias para recomposição da mata ciliar, produzir e distribuir as mudas e monitorar a recuperação das áreas trabalhadas. O IAP também acompanha a produção das mudas nos viveiros municipais e nos viveiros próprios do IAP (vide mapa de navegação).

Durante o seu desenvolvimento o Programa consolidou-se principalmente por intermédio de parcerias. A todo o momento são analisadas e autorizadas solicitações das mais diversas formas de cooperação. A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Colégios Agrícolas, Universidades, a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (COPEL) e a Itaipu Binacional são exemplos de parcerias construídas em um ambiente de desafios e resultados.

Proposta Social – O Programa Mata Ciliar trabalha em parceria com as a Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria do Emprego e da Promoção Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Associação Regional de Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR SUL) em programas de inclusão social relacionados às ações do Programa Mata Ciliar.

Menores Infratores, alunos de 15 Colégios Agrícolas Estaduais, da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES), Federação das APAES, do Centro de Ressocialização de Londrina e presos do sistema penitenciário estão trabalhando na produção de mudas em viveiros cedidos pelo Programa.

Instituições – Instituições públicas e privadas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) - nacionais e internacionais como por exemplo a ONG Preservação, Instituto Alfredo Kaefer, Fundação Weiss Scarpa, Associação De Moradores Agricultores e Pecuária Do Rio D'areia, IVAICANA Agropecuária, USACIGA – Açúcar, Álcool e Energia Elétrica também assinaram termos de cooperação com o Programa Mata Ciliar.

A ONG The Nature Conservancy (TNC) é parceira na produção de mudas em viveiros regionais do IAP e em atividades de monitoramento e plantio. “O Paraná já se destaca dos demais Estados por apresentar resultados concretos – mais de 80.126.279 árvores plantadas - que podem ser utilizados como exemplo”, afirmou Miguel Calmon, representante da TNC.

Cooperativas A assinatura de convênios com as Cooperativas como a Cooperativa Agrindustrial de Cascavel (COOPAVEL), Cooperativa Agrária de Guarapuava, Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (COOPERVAL), Cooperativa Agrária e Agroindustrial (COCARI), Cooperativa Agroindustrial (COCAMAR), Cooperativa Agrária Mista Entre Rios, Cooperativa Agrária Tradição, Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (COOPCANA), Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense (COPAGRA), Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Cana de Rondon (COOCAROL) já proporcionou a adesão de mais de 25 mil produtores rurais, associados asCooperativas, para recomposição da mata ciliar.

Já a Cooperativa Agroindustrial COCAMAR mantém, há anos, um bonito trabalho em parceria com o governo do Estado, na área ambiental. De acordo com o presidente da COCAMAR, Luiz Lourenço, a cooperativa conhece a sua responsabilidade no esforço pela conscientização dos produtores para a questão das matas ciliares e que as autoridades da área ambiental têm participado junto, sempre com entusiasmo. “Somos uma das primeiras cooperativas a implantar uma gerência para cuidar exclusivamente do meio ambiente. O plantio de 5 milhões de árvores, recentemente, foi algo que ficará na história”, afirmou o presidente, Luiz Lourenço.
Fonte: http://www.mataciliar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário